terça-feira, 12 de março de 2013

Iniciativa, porque não?


Vamos começar pela definição do que é iniciativa:
Segundo o Dicionário Michaelis: “ Iniciativa é o direito ou prerrogativa de ser o primeiro a propor e começar uma coisa ou ação; ou feito de por em prática uma idéia, a lembrá-la, anunciá-la ou propagá-la.

Após essa definição podemos entender que inciativa é iniciar um ação/atividade na qual alguém ainda não
identificou como necessária, mas essa atitude é valiosa.

Ao longo dos anos, passando por varias empresas, sempre me foi perguntado se eu era uma pessoa com iniciativa. Acredito, como a maioria dos leitores, a resposta foi afirmativa. Mas analisando friamente o que nós torna pessoas de iniciativa, e como ela pode ser vista/praticada?

Iniciativa está ligada a atitudes e ações, nas quais o resultado nesse percurso pode ou não ser relevante. Para se tornar uma pessoa com iniciativa existe algumas atitudes que quase sempre estão comum no perfil, que são: ousadia, coragem, perspicácia, vontade de fazer, motivação e o mais importante criatividade.

Arriscar e se submeter ao erro estão sempre presentes na vida de uma pessoa cheia de iniciativa. As
atividades que estão a sua volta não precisão ser comandadas para ser executadas, essa pessoa já está la, executando ela da melhor  forma possível para atingir o melhor resultado.

Fazer as atividades do seu dia a dia de forma diferenciada visando um melhoria no que está sendo feito, também é uma iniciativa,e é uma atitude que deve ser muito elogiada. Em ambientes corporativos muitas vezes esse tipo de iniciativas não é bem identificado. Muitos ambientes de trabalho as pessoas já possuem essa cultura de que não são bem pagas, e devem fazer pouco porque recebem pouco, e esses perfis normalmente puxam as novas pessoas para essa visão também. Nesses ambientes normalmente pessoas com iniciativas são consideradas os 'puxa-sacos' por fazerem mais do que o esperado. Seja o diferente no seu trabalho, quando estiver em um ambiente de trabalho e estiver alguma coisa fora do seu devido lugar, mesmo que não seja seu arrume-o, o pior argumento a se usado em um ambiente de trabalho é o "nada disso é meu", ou "não foi eu que fiz a bagunça, por isso não vou arrumar", será porque que não é seu ou não foi que fez a bagunça você não pode arrumar?

Algumas atitudes importantes de pessoas com iniciativa devem ter:

  1. Desmembre grandes tarefas em partes menores – É muito mais fácil atingir metas pequenas que grandes objetivos.
  2. Acredite em si mesmo – Os outros não podem lhe dar limites se você não deixar que façam isso.
  3. Seja positivo – A postura correta representa 90% da solução.
  4. Habitue-se a superar obstáculos – Quanto mais dificuldades você vence, mais estímulo obtém para avançar.
  5. Reveja as lições que aprendeu – Avalie como superou um obstáculo e como poderia se sair melhor da próxima vez. 
Mais algum conselhos para manter-se com iniciativa:
  • Fugir das desculpas: Sempre que tiver um problema, enfrente e supere ele. Não tenha medo de pedir ajuda, ou desculpas caso necessário, mas enfrente e vença-o. 
  • Não existe falta de tempo: Organize-se e coloque prazo e metas para suas atividades, isso fará com que você sempre consiga executar tudo que foi planejado. 
  • Não espere algo acontecer para iniciar: Nunca espere que alguma coisa acontece para começar, não existe segunda-feira, nem sexta-feira para uma pessoa que está decidida a fazer. 
  • Sonhe sempre: Para almejar coisas maiores é necessário sonhar, então nunca perca isso. Mas lembre-se sonhar e não executar, te torna um sonhador, mas sonhar e executar, te torna um empreendedor da sua carreira!


Lembre-se que ter iniciativa é fazer algo além do esperado.
Então faça, inove, mude, saia do lugar, pois caso contrario voce ficará para tras!

Referencia:
http://www.motivaonline.com.br/php/materia.php?id=48781
http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/artigosv.htm
http://pensador.uol.com.br/iniciativa/

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Fransber de Assunção

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